Burchardplatz
Ano 2022
LOCAL Hamburgo
TIPOLOGIA Praça
PRÉMIO 3.º prémio
EQUIPA Pola Berlin
CLIENTE Cidade de Hamburgo
ÁREA 22.7ha
3.º prémio no concurso da praça central da cidade da Siemens em Berlim.
Este projeto é focado em criar uma atmosfera de leveza em contraste com a presença pesada de pedra da expressiva arquitetura de tijolos do bairro Kontour em Hamburgo. As fachadas históricas de pedra dos edifícios são os principais e mais marcantes protagonistas da história da cidade.
A discreta estrutura em losangos na praça é, por um lado, uma referência à linguagem Arquitetónica dos anos 50 mas também é uma citação das elegantes fachadas dos edifícios que circundam a praça. O objetivo é transferir a subtileza das fachadas para a praça, sublinhando a importância e o valor do Burchardplatz para todo o bairro. Com a simplificação e ampliação das estruturas, evita-se conscientemente tanto a concorrência com os edifícios quanto a cópia de detalhes das fachadas. Trata-se de refletir a aura e o brilho dos edifícios de escritórios no Burchardplatz, enfatizando também a singularidade do Burchardplatz. Ambos estão em diálogo permanente, mas são diferentes não apenas em tamanho, mas também em significado e essência.
A Burchardplatz é o coração do Kontorhausviertel, onde todas as ruas do bairro convergem. Juntamente com os edifícios do Chilehaus e do Sprinkenhof, é o cartão de visita do bairro. Para que todos os edifícios adjacentes à praça, com suas fachadas de tijolos escuros, possam se destacar, a praça – em contraste com o pavimento escuro das ruas – terá um revestimento claro, em tons de cinza-bege, com grandes lajes de pedra natural. A praça em si permanecerá amplamente livre de elementos de mobiliário urbano, proporcionando a máxima flexibilidade de uso (mercado semanal, mercado de Natal, etc.).
Os bancos estão dispostos de maneira a permitir que os edifícios do Kontorhausviertel sejam apreciados de diferentes perspectivas. Inseridos nos bancos, encontram-se nomes de cidades e países de três continentes diferentes, com os quais o Kontorhausviertel manteve relações comerciais na altura em que era um grande centro de transações comerciais portuárias.