Lordelo do Ouro

Ano 2020

LOCAL Porto

EQUIPA Hori-zonte / JFA
TIPOLOGIA Concurso Público
PRÉMIO 1º Prémio
ESTADO Em desenvolvimento

CLIENTE CM Porto

ÁREA 10ha
OBRA 12M€

A proposta para a requalificação deste espaço público aposta na reabilitação do ambiente urbano deste território, potenciando a identidade e imagem urbana, na proteção da natureza, o ciclo da água e o seu curso natural, a valorização dos percursos pedonais, procurando vaorizar ao máximo o uso e funcionalidade dos espaços públicos aqui presentes. Este conceito tem como base três premissas de desenvolvimento fundamentais: a Estrutura, o Carácter e os Catalisadores Sociais.

Para o desenvolvimento de uma proposta duradoura foi necessário criar uma estrutura robusta e consolidada capaz de estabelecer uma rede de circulação coerente e ao mesmo tempo definir a organização espacial de toda a área de trabalho.

A renaturalização da Ribeira da Granja assume um papel crucial na proposta definindo assim três ambientes distintos: os dois bairros, centrados nas necessidades quotidianas dos seus moradores e a Ribeira da Granja com o seu carácter natural. Ao revitalizar a zona central da área de trabalho, cria-se um corredor húmido com uma identidade sui generis.

A ativação dos dois bairros surge neste conceito através de uma concentração forte de programas atrativos e saudáveis em cada um dos bairros. O programa contempla a prática de desporto, jogos e parques infantis, praças multi-usos e hortas urbanas. Estes espaços dinâmicos são complementados com zonas de estadia calmas e tranquilas ao longo da Ribeira da Granja, criando assim uma programa completo com capacidade de atrair as diversas gerações que aqui habitam.

Os campos de jogos multi-funcionais são locais de eleição para os jogos coletivos como o futebol ou basquete. Encontra-se também contemplado na proposta um skate bowl, situado junto ao campo de jogos do Bairro de Lordelo mais direcionado para os desportos radicais, patins em linha e manobras de bmx.

A renaturalização da Ribeira da Granja é um dos pontos fortes da intervenção. surgindo através de uma linguagem orgânica, criando espaços e recantos de proximidade com a água e restaurando a galeria ripícola tipicamente presente neste tipo de espaços, plantando espécies arbóreas características deste tipo de habitats, trazendo o tema da biodiversidade para a linha da frente.