Loop Pool
Ano 2024
LOCAL Lisboa
EQUIPA X Atelier
TIPOLOGIA Concurso Público
ESTADO Conceito
ÁREA 2200m2
OBRA 1M€
O projeto LOOPPOOL_tejo surge do interesse de proporcionar espaços balneares no estuário do Tejo. A interseção dessa necessidade com a vontade de valorizar e revitalizar o Pontão de Braço Prata resulta numa piscina de carácter público servindo não só apenas os moradores desta zona mas de toda a cidade. Esta intervenção arquitetónica surge assim como um elemento escultórico, que procura estabelecer uma analogia entre a forma pragmática e funcional do pontão que aqui existe com a fluidez inerente às águas do rio Tejo. Este diálogo de formas reage de maneira imperceptível às necessidades das práticas que aqui se antevêem.
O círculo, elemento central do projeto, engloba no seu interior uma piscina capaz de ser apropriada para fins lúdicos e desportivos. Este círculo é compreendido por um anel que funciona como elemento de circulação e de estadia. A Norte, este objeto eleva-se criando uma bancada direcionada a poente tendo a piscina como elemento central. Proporcionando assim um ambiente seguro para famílias que frequentam este espaço.
A Sul, este anel ergue-se também criando assim uma multiplicidade de utilizações. Virado a poente com a profundidade de todo o estuário do Tejo ergue-se uma segunda bancada de costas para a agitação da piscina, define-se aqui uma zona de descanso com um ponto de entrada no rio para atividades como remo ou Stand Up Paddle. O ponto mais alto desta bancada com 3m de altura surge também como zona de saltos para a piscina, promovendo também um ambiente jovem e divertido. Ao nível da água da piscina encontra-se um segundo anel que avança por debaixo desta segunda bancada criando assim uma zona de descanso com sombra atendendo às necessidades de diferentes públicos.